Cases de sucesso

PwC cria do zero com a RecordTV uma plataforma de mídia over-the-top

Cliente: Rede Record de Televisão

Nosso papel: Assessores em estratégia, modelagem de preços e negócios e serviços jurídicos e tributários

Indústria: Mídia

Serviços: Estratégia, Digital, Criar experiência única para os clientes

País: Brasil

Desafio do cliente

A RecordTV, segunda maior rede de transmissão do Brasil, corria o risco de perder espaço para os concorrentes. Os consumidores brasileiros estão abandonando em ritmo cada vez mais acelerado os serviços de TV por assinatura e se voltando para os de streaming over-the-top (OTT). Somente em 2016 e 2017, o número de brasileiros que deixaram de assistir à TV paga aumentou mais de 150%, para 761.726.

No início de 2018, a RecordTV não oferecia serviço OTT e apresentava um atraso de três anos em relação a seu principal concorrente, que havia lançado uma plataforma do tipo em 2015. Com isso, a empresa enfrentava o cenário assustador de perder uma parte significativa do mercado de OTTs em rápido crescimento no Brasil. Trata-se de um mercado substancial – com aproximadamente 200 milhões de clientes potenciais e uma taxa de penetração de OTTs de apenas 30%.

A rede tinha um bom produto para vender, incluindo telenovelas populares, reality shows e programas de música de alto nível. Para capitalizar os pontos fortes de sua programação, a emissora precisava com urgência de uma estratégia de OTT competitiva e atraente, um business case e uma plataforma.

Nossa abordagem

Para ajudar a RecordTV a criar rapidamente uma poderosa estratégia de OTT, a PwC criou uma sala de guerra em seu Experience Center – um acelerador digital que se baseia em uma rede global de cerca de 3 mil especialistas em negócios digitais e em diferentes indústrias. Equipes da RecordTV e da PwC realizaram 14 “agile sprints” semanais, abordando desafios como essência da marca, comportamento do público, experiência do cliente, plataformas tecnológicas e modelos de negócios e de precificação. Esses esforços definem um grande desafio e o dividem em componentes gerenciáveis que as equipes podem conceituar, modelar e testar em uma semana.

Os sprints geraram novos insights e ideias de conteúdo, identificaram os melhores formatos de mídia e um formato de assinatura flexível exclusivo. O processo também levou a modelos abrangentes de precificação e impostos, além de ferramentas financeiras para maximizar as parcerias de conteúdo. Trabalhando com a RecordTV, a PwC ajudou a criar uma estratégia de CRM personalizada com base nos modelos.

Impacto

Em um período muito curto, a RecordTV conseguiu um produto novo e competitivo para o novo negócio. A plataforma multiconteúdo foi lançada em 1º de agosto de 2018, sendo a primeira no Brasil a transmitir conteúdo de uma ampla gama de produtores. A primeira versão permite visualizar vídeo e televisão em vários dispositivos. Mas o projeto vai muito além disso. Para citar um exemplo, a plataforma incluirá no futuro ferramentas de mídia social, como um editor para que os assinantes compartilhem suas opiniões com o público da plataforma durante uma transmissão ao vivo.

A nova plataforma desafia os concorrentes com uma oferta incrivelmente diferenciada e atraente para manter os clientes atuais e atrair novos assinantes.

“A abordagem de inovação da PwC, seu pensamento fora dos padrões, a cocriação e os workshops de facilitação foram as razões que nos levaram a escolhê-la como nossa parceira estratégica”.

Antônio GuerreiroSuperintendente da RecordTV
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