29ª Pesquisa Anual Global de CEOs

Destaques da Indústria de Serviços Financeiros no Brasil

Destaques da Indústria de Serviços Financeiros no Brasil
  • Janeiro 29, 2026

Os resultados da 29ª Global CEO Survey, que ouviu mais 4.700 líderes em mais de 100 países, mostram que parte dos CEOs avança rapidamente para explorar o potencial de crescimento e geração de valor das forças que definem o momento atual. Eles investem em inteligência artificial generativa, atuam para aproveitar as oportunidades e enfrentar as ameaças trazidas pelas mudanças climáticas e reinventam suas operações e modelos de negócios para gerar valor, inovação e garantir sustentabilidade. Mas muitos ainda avançam lentamente, limitados por visões de liderança e processos que levam à inércia.

Para esse grupo, há apenas duas opções: acelerar a reinvenção ou apostar que, com alguns ajustes, os atuais modelos operacionais e de negócios continuem a gerar resultados, mesmo com a IA e a transição para uma economia de baixo carbono redefinindo as dinâmicas de valor no mercado.

No setor de serviços financeiros, nossa pesquisa destaca que equilibrar inovação e confiança será essencial para as empresas fortalecerem sua posição no mercado. Isso inclui gerenciar riscos cibernéticos, adaptar-se às transformações digitais e buscar novas oportunidades de crescimento, garantindo competitividade nos cenários local e global.

Nesta publicação, comparamos os resultados da pesquisa com os CEOs do setor de serviços financeiros no Brasil com três referências: a média nacional das respostas de CEOs de diversos setores no Brasil, a média global das respostas de CEOs do setor de serviços financeiros e a média global das respostas de CEOs de diferentes setores nos países pesquisados.  

68%

dos líderes do setor de serviços financeiros projetam uma aceleração da economia local nos próximos 12 meses, acima dos 60% registrados entre CEOs brasileiros em geral.

38%

dos CEOs do setor acreditam que suas empresas não serão viáveis economicamente por mais de dez anos sem mudanças significativas, uma redução acentuada em relação aos 51% de 2024.

Riscos cibernéticos

são apontados como a principal ameaça para o setor (43%), em nível significativamente maior do que a média geral dos CEOs nacionais (26%).

A expectativa dos líderes

de serviços financeiros sobre o impacto da IA generativa na lucratividade se manteve alta e no mesmo nível de 2024: 71%.

Destaques da Indústria de Serviços Financeiros no Brasil

Baixe o relatório

(PDF of 4.67MB)

Contatos

Lindomar Schmoller

Lindomar Schmoller

Sócio e líder de Serviços Financeiros, PwC Brasil

Siga a PwC Brasil nas redes sociais