29ª CEO Survey

Destaques da Indústria de Serviços Financeiros no Brasil

Destaques da Indústria de Serviços Financeiros no Brasil
  • Janeiro 29, 2026

CEOs bem-sucedidos devem ser capazes de identificar riscos imediatos ao mesmo tempo que mantêm uma visão estratégica voltada a oportunidades de longo prazo. Essa tensão aparece de forma consistente na 29ª CEO Survey, que reúne respostas de mais de 4.400 líderes de 95 países, incluindo o Brasil.

No curto prazo, o cenário é de maior cautela. Os CEOs do setor de Serviços Financeiros demonstram menor confiança no crescimento imediato de suas empresas e dão maior atenção aos riscos, principalmente os cibernéticos. Ao mesmo tempo, seguem focados para reinventar suas organizações e impulsionar o crescimento sustentável. 

Os investimentos em inteligência artificial continuam avançando, com cerca de um terço dos líderes relatando aumento de receita graças à adoção da tecnologia. Além disso, 42% dos executivos brasileiros do setor (48% na média setorial global) disseram que suas empresas já competem em novas indústrias, acompanhando a reconfiguração da economia global – movimento analisado no estudo Value in Motion, em que mapeamos a migração de receitas entre setores na próxima década.

Liderar nesse contexto exige capacidade de alternar rapidamente entre agendas e horizontes de tempo. No segmento de serviços financeiros no país, os CEOs dedicam 55% do tempo (52% na média global) a temas com horizonte inferior a um ano, diante de apenas 11% destinados a questões de longo prazo. 

Resta avaliar se essa alocação de tempo é a mais adequada para sustentar o desempenho e a competitividade no curto e no longo prazo.

34%

dos CEOs de Serviços Financeiros no Brasil registram aumento de receita com IA e nenhuma relata queda, enquanto 42% não observam mudanças relevantes.

55%

dos líderes do setor no Brasil projetam aceleração da economia global em 2026, abaixo dos 65% registrados no ano anterior e da média mundial.

45%

apontam as ameaças cibernéticas como principal preocupação de curto prazo, um patamar significativamente superior ao observado no setor financeiro global e acima da média brasileira de todos os setores.

42%

dos CEOs do setor no país afirmam que suas empresas passaram a competir em novas indústrias nos últimos cinco anos, em comparação com 51% das empresas nacionais de todos os segmentos.

Destaques da Indústria de Serviços Financeiros no Brasil

Baixe o relatório

(PDF of 4.73MB)

Contatos

Lindomar Schmoller

Lindomar Schmoller

Sócio e líder de Serviços Financeiros, PwC Brasil

Siga a PwC Brasil nas redes sociais