IA: uma oportunidade em meio à crise

Ao corrigir, repensar e reconfigurar seus modelos de negócios para enfrentar as incertezas do mundo pós-Covid-19, as organizações começam a perceber o potencial das tecnologias digitais e cognitivas para aumentar a resiliência, identificar oportunidades de crescimento e impulsionar a inovação. A pesquisa anual com CXOs (diretores de experiência) e tomadores de decisão revelou que, conforme enfrentamos a crise atual, o otimismo em relação à IA aumentou significativamente de 72% para 92%, e a taxa de adoção de IA aumentou de 62% para 70%. Além disso, 94% dos entrevistados afirmam que implementaram ou planejam implementar a IA em suas organizações.

No entanto, para obter o melhor da IA, as empresas precisam começar a vê-la como uma necessidade, não como um luxo. Neste estudo, exploramos como as empresas podem adotar e ampliar iniciativas de IA para maximizar seu impacto nos resultados de negócios.

IA e Covid-19: uma visão geral

Em meio à pandemia global, a Índia registrou o maior aumento no uso de IA em comparação com as principais economias do mundo.

A pesquisa sugere que cerca de 70% das empresas implementaram IA de alguma forma em uma ou mais áreas funcionais, em comparação com cerca de 62% no ano passado.

A crise atual aumentou a conscientização sobre a IA em muitas organizações. De acordo com a pesquisa, 94% agora acreditam que a IA ajudará a criar mais oportunidades do que ameaças ao seu setor. As empresas estão agora mais cientes de que a IA não é somente mais uma tecnologia “desejável”, mas sim “obrigatória”.

A IA será um diferencial estratégico importante. As empresas citaram a criação de vantagem competitiva por meio da transformação digital (91%), a melhoria da eficiência operacional (~90%) e o aumento da capacidade de tomada de decisão (87%) como suas mais altas prioridades para adoção de IA. Essa tecnologia as ajuda a atingir suas metas de negócios por meio de soluções digitais essenciais e a melhorar os processos de negócios por meio da alocação e utilização de recursos ideais.

A adoção de IA em uma organização segue um ciclo de vida: identificação das áreas onde a tecnologia pode ser implementada, desenvolvimento e teste de pilotos, implementação da IA em algumas áreas de negócios e, finalmente, implementação para toda a empresa. Globalmente, 25% das organizações já implementam a IA em toda a empresa e 15% planejam adotá-la.

O aumento da adoção de IA pode ser atribuído aos seguintes fatores:

  1. Após a Covid-19, os casos de uso baseados em IA, como venda e entrega sem contato, ganharam força devido às mudanças no comportamento de compra.
  2. Conforme as organizações reabrem seus locais de produção e escritórios, as ferramentas baseadas em IA ajudam a aplicar as práticas recomendadas de saúde e segurança..
  3. A força de trabalho remota confia mais em assistentes digitais baseados em IA para fazer seu trabalho sem perda de produtividade.
  4. Como o conhecimento e a experiência anteriores podem não fornecer os insights certos nestes tempos de disrupção, as organizações, cada vez mais, tomam decisões com base em dados atuais, usando ferramentas preditivas e prescritivas baseadas em IA.
  5. Para reduzir o custo de fazer negócios, combater disrupções e se preparar para o futuro, gêmeos digitais baseados em IA e dados sintéticos permitem que as organizações criem ecossistemas resilientes. Por exemplo: cadeia de suprimentos e operações.

Mudança de prioridades e consciência de riscos

À medida que as organizações amadurecem na jornada de IA e passam da implementação de projetos-piloto para sua ampliação no nível corporativo, a natureza dos desafios que enfrentam evolui. De restrições puramente técnicas ou relacionadas a dados, elas passam a lidar com restrições mais relacionadas aos negócios, como cálculo de ROI e seleção dos casos de uso. 

Prioridades Risco de IA

Panorama setorial

Os setores que enfrentaram as maiores disrupções devido à Covid-19 adotaram a IA de uma maneira mais definitiva porque, para eles, é mais uma necessidade do negócio do que uma solução “desejável”. O segmento de Turismo e lazer (89%) assumiu a liderança na implementação de IA, seguido por tecnologia, mídia e telecomunicações (86%), serviços financeiros (82%) e saúde e indústria farmacêutica (73%). 

Tendências de adoção por setor Matriz de adoção por setor

Panorama de casos de uso

Casos de uso relacionados à transformação de front office com impacto direto na geração de demanda e na satisfação do cliente tornaram-se importantes no ambiente econômico atual.

Casos de uso

A transformação do front office passou pela onda inicial de implementação de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) e agora adota soluções de IA para superar uma crise pós-pandêmica em que a demanda e o fornecimento estão voláteis.

Veja mais

Framework Aprimorar-Explorar

As organizações precisam ter uma visão estratégica e manter um fluxo de casos de uso que as ajude a se reconfigurar e se preparar para o novo normal.

Veja mais

Perspectiva setoriais

Grande parte do setor de turismo e lazer está procurando soluções digitais baseadas em IA para reconfigurar os processos de negócios e promover segurança, experiências sem contato e mudanças operacionais de longo prazo. A rápida geração de dados ajudou o setor a impulsionar os pilotos, mas quando se trata de expandir as soluções, há desafios relativos à complexidade e ao custo das implementações.

Industry Outlook - Travel and hospitality - PwC India

A IA permitiu que a indústria obtivesse ganhos significativos nas áreas de produção e operações. O uso de IA melhorou a produtividade nas operações (44%), manutenção preditiva (38%) e melhor previsão de demanda (28%).

Industry Outlook - Industrial products - PwC India

A indústria de TMT está na vanguarda da adoção de IA, com cerca de 10% das organizações de TMT já implementando soluções de IA em escala empresarial. Nos próximos anos, a indústria investirá em desenvolver o recrutamento baseado em dados (46% das empresas) e em assistentes virtuais baseados em IA para aprendizagem e desenvolvimento de competências (46% das empresas).

Industry Outlook - Telecommunications, Media and Technology - PwC India

O setor de serviços financeiros tem se concentrado nos principais processos da cadeia de valor, como atendimento ao cliente (73%), detecção de fraude (58%) e due diligence (30%). O maior desafio é a alta qualidade dos dados (40%) necessários para desenvolver soluções precisas. O setor (aproximadamente 70% das empresas) está interessado em investir na melhoria da qualidade dos dados e no desenvolvimento de parcerias externas para uso de dados de terceiros a fim de acelerar o processo.

Industry Outlook - Financial Services - PwC India

O setor de saúde tem usado a IA para resolver seus principais problemas de negócios. O alvo primordial de implementação é a área de P&D (57%). A IA ajudou empresas farmacêuticas e de saúde e a acelerar drasticamente os testes clínicos e a descoberta de medicamentos, reduzindo o tempo necessário de anos para, em alguns casos, dias, e resultando em grande redução de despesas. A IA também está resolvendo questões complexas de sequenciamento do genoma e estruturas de proteínas. O setor está procurando adotar a IA em funções voltadas para o consumidor, como a implementação de sistemas de orientação por chatbot (47%) e hiperpersonalização do atendimento ao paciente por meio de insights do consumidor (40%).

Industry Outlook - Healthcare and Pharma - PwC India

A indústria está tomando iniciativas para uma adoção mais ampla da IA, com 86% das empresas investindo na identificação de mais pilotos para a implementação dessa tecnologia. O setor tem um foco especial na gestão da mudança (66%) a fim de preparar a força de trabalho para fazer a transição de tecnologias tradicionais e convencionais para tecnologias cognitivas.

Industry Outlook - Retail and Consumer - PwC India

O caminho a seguir

As organizações que adotam IA geralmente enfrentam vários desafios e não conseguem obter o valor ideal de seus investimentos nessa tecnologia. Uma abordagem planejada para toda a organização contribuirá muito para dimensionar melhor essas iniciativas.

Mais informação

Sobre a pesquisa

A PwC conduziu entrevistas abrangentes entre agosto e setembro de 2020, obtendo mais de 200 respostas de CXOs e tomadores de decisão em todo o mercado indiano. Por volta da mesma época (setembro-outubro de 2020), conduzimos uma pesquisa global on-line maior, que atraiu 670 empresas em todo o mundo.

A pesquisa cobriu entrevistados de setores como serviços financeiros, saúde e indústria farmacêutica, produtos industriais, varejo e consumo, telecomunicações, mídia e tecnologia e turismo e lazer, além de funções de negócios como atendimento ao cliente, finanças e impostos, recursos humanos, TI e segurança cibernética, produção e operações, pesquisa e desenvolvimento, risco, jurídico e compliance, vendas e marketing, cadeia de suprimentos e logística.

AI: an opportunity amidst a crisis

Ao corrigir, repensar e reconfigurar seus negócios para um mundo transformado, a inteligência artificial evolui como um fator-chave para que elas se fortaleçam nessa jornada. Nosso relatório explora as tendências de adoção de IA no mundo pós-Covid, com um mergulho profundo na Índia.

Duração: 00:01:29

Contatos

Carlos Coutinho

Carlos Coutinho

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Carlos Pedral

Carlos Pedral

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Catarina  Costa

Catarina Costa

Sócia, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Christian  Gamboa

Christian Gamboa

Sócio e líder do setor de Private Equity, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Dirceu Ferreira

Dirceu Ferreira

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Fábio  Cajazeira

Fábio Cajazeira

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Geovani  Fagunde

Geovani Fagunde

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Gérson Charchat

Gérson Charchat

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Hercules  Maimone

Hercules Maimone

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Leandro Ardito

Leandro Ardito

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Leonardo  Lopes

Leonardo Lopes

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 98690-9365

Marcela  Carvalho

Marcela Carvalho

Sócia, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Marcelo Cioffi

Marcelo Cioffi

Sócio e líder de Mercados e Clientes, PwC Brasil

Tel: +55 11 98426 0619

Washington Cavalcanti

Washington Cavalcanti

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais