Ao corrigir, repensar e reconfigurar seus modelos de negócios para enfrentar as incertezas do mundo pós-Covid-19, as organizações começam a perceber o potencial das tecnologias digitais e cognitivas para aumentar a resiliência, identificar oportunidades de crescimento e impulsionar a inovação. A pesquisa anual com CXOs (diretores de experiência) e tomadores de decisão revelou que, conforme enfrentamos a crise atual, o otimismo em relação à IA aumentou significativamente de 72% para 92%, e a taxa de adoção de IA aumentou de 62% para 70%. Além disso, 94% dos entrevistados afirmam que implementaram ou planejam implementar a IA em suas organizações.
No entanto, para obter o melhor da IA, as empresas precisam começar a vê-la como uma necessidade, não como um luxo. Neste estudo, exploramos como as empresas podem adotar e ampliar iniciativas de IA para maximizar seu impacto nos resultados de negócios.
Em meio à pandemia global, a Índia registrou o maior aumento no uso de IA em comparação com as principais economias do mundo.
À medida que as organizações amadurecem na jornada de IA e passam da implementação de projetos-piloto para sua ampliação no nível corporativo, a natureza dos desafios que enfrentam evolui. De restrições puramente técnicas ou relacionadas a dados, elas passam a lidar com restrições mais relacionadas aos negócios, como cálculo de ROI e seleção dos casos de uso.
Os setores que enfrentaram as maiores disrupções devido à Covid-19 adotaram a IA de uma maneira mais definitiva porque, para eles, é mais uma necessidade do negócio do que uma solução “desejável”. O segmento de Turismo e lazer (89%) assumiu a liderança na implementação de IA, seguido por tecnologia, mídia e telecomunicações (86%), serviços financeiros (82%) e saúde e indústria farmacêutica (73%).
Casos de uso relacionados à transformação de front office com impacto direto na geração de demanda e na satisfação do cliente tornaram-se importantes no ambiente econômico atual.
A transformação do front office passou pela onda inicial de implementação de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) e agora adota soluções de IA para superar uma crise pós-pandêmica em que a demanda e o fornecimento estão voláteis.
As organizações precisam ter uma visão estratégica e manter um fluxo de casos de uso que as ajude a se reconfigurar e se preparar para o novo normal.
Grande parte do setor de turismo e lazer está procurando soluções digitais baseadas em IA para reconfigurar os processos de negócios e promover segurança, experiências sem contato e mudanças operacionais de longo prazo. A rápida geração de dados ajudou o setor a impulsionar os pilotos, mas quando se trata de expandir as soluções, há desafios relativos à complexidade e ao custo das implementações.
A IA permitiu que a indústria obtivesse ganhos significativos nas áreas de produção e operações. O uso de IA melhorou a produtividade nas operações (44%), manutenção preditiva (38%) e melhor previsão de demanda (28%).
A indústria de TMT está na vanguarda da adoção de IA, com cerca de 10% das organizações de TMT já implementando soluções de IA em escala empresarial. Nos próximos anos, a indústria investirá em desenvolver o recrutamento baseado em dados (46% das empresas) e em assistentes virtuais baseados em IA para aprendizagem e desenvolvimento de competências (46% das empresas).
O setor de serviços financeiros tem se concentrado nos principais processos da cadeia de valor, como atendimento ao cliente (73%), detecção de fraude (58%) e due diligence (30%). O maior desafio é a alta qualidade dos dados (40%) necessários para desenvolver soluções precisas. O setor (aproximadamente 70% das empresas) está interessado em investir na melhoria da qualidade dos dados e no desenvolvimento de parcerias externas para uso de dados de terceiros a fim de acelerar o processo.
O setor de saúde tem usado a IA para resolver seus principais problemas de negócios. O alvo primordial de implementação é a área de P&D (57%). A IA ajudou empresas farmacêuticas e de saúde e a acelerar drasticamente os testes clínicos e a descoberta de medicamentos, reduzindo o tempo necessário de anos para, em alguns casos, dias, e resultando em grande redução de despesas. A IA também está resolvendo questões complexas de sequenciamento do genoma e estruturas de proteínas. O setor está procurando adotar a IA em funções voltadas para o consumidor, como a implementação de sistemas de orientação por chatbot (47%) e hiperpersonalização do atendimento ao paciente por meio de insights do consumidor (40%).
A indústria está tomando iniciativas para uma adoção mais ampla da IA, com 86% das empresas investindo na identificação de mais pilotos para a implementação dessa tecnologia. O setor tem um foco especial na gestão da mudança (66%) a fim de preparar a força de trabalho para fazer a transição de tecnologias tradicionais e convencionais para tecnologias cognitivas.
As organizações que adotam IA geralmente enfrentam vários desafios e não conseguem obter o valor ideal de seus investimentos nessa tecnologia. Uma abordagem planejada para toda a organização contribuirá muito para dimensionar melhor essas iniciativas.
A PwC conduziu entrevistas abrangentes entre agosto e setembro de 2020, obtendo mais de 200 respostas de CXOs e tomadores de decisão em todo o mercado indiano. Por volta da mesma época (setembro-outubro de 2020), conduzimos uma pesquisa global on-line maior, que atraiu 670 empresas em todo o mundo.
A pesquisa cobriu entrevistados de setores como serviços financeiros, saúde e indústria farmacêutica, produtos industriais, varejo e consumo, telecomunicações, mídia e tecnologia e turismo e lazer, além de funções de negócios como atendimento ao cliente, finanças e impostos, recursos humanos, TI e segurança cibernética, produção e operações, pesquisa e desenvolvimento, risco, jurídico e compliance, vendas e marketing, cadeia de suprimentos e logística.
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