O caminho para o SIM: o desafio do emprego e da qualificação dos jovens

O que é preciso fazer para preparar os jovens para o futuro do trabalho

Capacite os jovens com as habilidades necessárias para prosperar agora e no futuro

Os jovens estão sendo deixados para trás em um ritmo alarmante. Embora o número de pessoas entre 15 e 24 anos tenha crescido 30% nos últimos 20 anos, a participação delas na força de trabalho diminuiu aproximadamente 12% (OIT, 2020). Entre os que estão empregados, muitos atuam na economia informal em funções geralmente caracterizadas por baixos salários, condições de trabalho perigosas e pouca segurança no emprego. Na parcela de jovens com emprego formal, muitos estão subempregados ou suas habilidades não se alinham com as necessidades dos empregadores. Além de perder jovens de nossa força de trabalho, o desemprego e o subemprego juvenil também podem ter implicações sociais mais amplas, com risco, inclusive, de ajudar a aprofundar a polarização, corroer a confiança institucional e gerar conflito social. A sociedade tem agora uma chance rara de preparar os jovens para oportunidades com alto nível de qualificação e deixá-los aptos a assumir os bons empregos que as empresas terão daqui a cinco, dez e 20 anos.

Como preencher as lacunas

Este relatório identifica três lacunas globais de qualificação que impedem os jovens de adquirir as habilidades necessárias.

  • Lacuna na identificação de habilidades: o mapeamento e a identificação de habilidades são essenciais para manter um fluxo de trabalhadores devidamente treinados para um ambiente de trabalho cada vez mais digital. As taxonomias atuais e as diferentes abordagens nos países, nas indústrias e nas empresas são amplamente descoordenadas, dificultando o intercâmbio. Para realinhar o que os educadores ensinam com as demandas do mercado, os governos e o setor privado podem padronizar as definições das habilidades e os métodos de medição.
  • Lacuna na aquisição de habilidades: as habilidades dos jovens geralmente não se alinham com as qualificações exigidas pelos empregadores devido à falta de conscientização, ferramentas, informações e treinamento necessários. Para eliminar essa lacuna, os jovens precisam de acesso à internet, dispositivos, aceitação cultural, apoio familiar, educação e treinamento.
  • Lacuna na certificação de habilidades: os empregadores não têm meios verificáveis e confiáveis paraavaliar potenciais habilidades, talentos e certificações de jovens.

Avançando juntos

Embora o desafio de requalificação dos jovens seja uma questão global, ele deve ser abordado nos níveis nacional e local, porque cada país, indústria e localidade tem características únicas. Este relatório fornece aos líderes governamentais e corporativos quatro etapas para abordar as lacunas de qualificação:

  1. Criar um sistema nacional de mapeamento de habilidades. Os principais componentes de um sistema nacional de mapeamento de habilidades incluem uma taxonomia de habilidades para defini-las, categorias e formas de medir a habilidade; um mapa de habilidades para delinear categorias de empregos nas indústrias e as habilidades necessárias para cada uma delas; e um monitor de qualificação para identificar os requisitos educacionais e de treinamento e como eles podem ser adquiridos.
  2. Usar o treinamento corporativo para apoiar um mecanismo nacional de desenvolvimento de habilidades. Ao combinar elementos dos melhores programas corporativos com estruturas de políticas governamentais, os stakeholders podem ajudar a estabelecer programas nacionais de desenvolvimento de habilidades dotados de recursos de alta qualidade, adequados às populações nacionais e locais, que ganham escala com mais eficiência e estão disponíveis a um custo menor. 
  3. Criar uma plataforma nacional de verificação de habilidades digitais. Os governos nacionais, com o apoio de instituições multilaterais e empresas de tecnologia, podem liderar o desenvolvimento de um repositório central para monitorar credenciais. Essa plataforma pode se alinhar a estruturas nacionais de mapeamento de habilidades e permitir que os jovens façam melhor uso dos programas nacionais de desenvolvimento de habilidades.
  4. Desenvolver fóruns de habilidades para melhorar o compartilhamento de informações entre os principais stakeholders. Para adaptar de forma coesa as metas e expectativas, os páises devem criar e utilizar um fórum de compartilhamento de informações a fim de promover o diálogo aberto entre empregadores, associações profissionais, jovens, educadores e agências que desenvolvem estruturas nacionais de mapeamento de habilidades.

Em março de 2020, a PwC lançou uma colaboração global estratégica de três anos com o Unicef em apoio ao Generation Unlimited (GenU), uma parceria multissetorial que visa ajudar a capacitar milhões de jovens em todo o mundo. A colaboração tem como foco convocar os stakeholders públicos, privados e da sociedade civil para desenvolver programas e inovações que apoiem os jovens em seu caminho para um futuro produtivo e uma cidadania engajada. Abrange também a realização de pesquisas sobre o desafio global das habilidades. Além disso, a PwC e o Unicef, em apoio ao GenU, estão colaborando na Índia e na África do Sul para desenvolver, expandir e financiar programas de educação e habilidades para jovens.

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Leandro Ardito

Leandro Ardito

Sócio, PwC Brasil

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