Jornada diária da acessibilidade digital

PwC Brasil

Queremos apresentar uma jornada: imagine-se em cada situação — e sinta o que será experimentado. A experiência pode ser desafiadora—, mas a boa notícia é que podemos criar um mundo digital onde as pessoas possam ser incluídas.

Você começa mais um dia no escritório, como de costume, liga o notebook e percebe que acabou de receber um e-mail da sua gerente com uma lista de demandas. Ela pediu para fazer tudo o que estiver destacado em vermelho. Mas, ao abrir o documento, você não acha nada em vermelho. Não há nada diferente no texto. Você volta e pede ajuda a sua gerente.

Em seguida, você recebe uma notificação: precisa fazer um treinamento obrigatório. O curso começa com um vídeo. Ao apertar o play, percebe que há alguém falando, mas não ouve nada. Tenta usar o botão para ativar a legenda. Nada. Não importa onde você clique, não consegue consumir o conteúdo. 

Um nó começa a se formar no seu estômago. Você decide focar em outra coisa. Um colega pediu para você revisar um relatório, mas a leitura é difícil: layout poluído, fonte ilegível, títulos vagos e linguagem truncada. Você se esforça para entender o texto.  

Como revisar e resumir as informações? Suas mãos começam a suar. Parece que a tela está ficando embaçada. Surge uma outra notificação — você percebe que está na hora de entrar na reunião das 13h. Talvez essa seja a oportunidade de retomar o controle do dia. É uma reunião on-line que discutirá uma apresentação.

Enquanto acompanha a reunião, seu colega faz referência a um gráfico no slide 3. Você vai até o slide, mas tudo o que vê é uma caixa em branco. Vai para o próximo, e é a mesma coisa — nenhum gráfico, apenas espaços vazios. Você perde o foco e não consegue mais participar da discussão. Sua mente se dispersa, então você decide checar sua caixa de entrada. A gerente ainda não respondeu ao e-mail que você enviou pela manhã sobre a lista de demandas. O nó no estômago volta — e agora está maior.

E se essa fosse a sua realidade?

Esses cenários podem ser o dia a dia de pessoas com certos tipos de deficiência ao navegar por conteúdos no mundo digital. Se você tivesse deficiência na percepção das cores vermelho e verde (também conhecida como daltonismo), também não teria conseguido identificar quais tarefas estavam pendentes no e-mail, já que foram codificadas por cores.

Se você tivesse deficiência auditiva e se deparasse com vídeos que não foram legendados, transcritos ou sem linguagem de sinais, teria dificuldades para concluir o treinamento obrigatório. Por outro lado, se você fosse neurodivergente, seu cérebro poderia ficar sobrecarregado com o conteúdo desorganizado e poluído do relatório do projeto.

E se você tivesse deficiência visual, a ausência de texto alternativo (alt text) ou de um resumo na apresentação, significaria que seu leitor de tela não consegue identificar os gráficos exibidos. Como você se sentiria se esses obstáculos limitassem sua capacidade de realizar seu trabalho? 

E como se sentiria se, como líder, fosse você quem tivesse criado esses obstáculos para sua equipe? Nem todas as deficiências são visíveis ou permanentes e seu impacto pode variar de pessoa para pessoa.  

Em 19 de maio de 2025, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade (GAAD) em todo o mundo, e queremos reforçar a importância da acessibilidade digital para todas as pessoas. Leia mais para entender melhor o contexto e descobrir como você pode contribuir.

Pequenas ações podem fazer uma grande diferença

Globalmente, mais de 300 milhões de pessoas vivem com algum tipo de deficiência na percepção das cores.1 Como você pode ajudar? Evite usar somente cores para transmitir sentido aos colegas. Incorpore elementos visuais alternativos, como formas, padrões, ícones ou rótulos de texto junto com as cores.

Mais de 5% da população mundial tem algum tipo de deficiência auditiva.2 Como você pode auxiliar? Sempre forneça legendas ocultas (closed captions), transcrições e linguagem de sinais para conteúdo em vídeo. Além disso, utilize plataformas que ofereçam recursos de acessibilidade.

Estima-se que cerca de 20% da população mundial seja neurodivergente, vivenciando condições como autismo, TDAH, dislexia ou outros quadros neurológicos.3 O que você pode fazer? Use títulos coesos e linguagem simples. Evite páginas poluídas, com excesso de texto e fontes de difícil leitura.

Cerca de 295 milhões de pessoas têm deficiência visual moderada ou grave no mundo. Algumas podem precisar de um leitor de tela para interagir com conteúdo digital.4 Para ser inclusivo, sempre adicione um texto alternativo que descreva imagens, gráficos, tabelas, banners,  logotipos e botões de comando — estejam eles em sites, aplicativos, documentos ou redes sociais. Certifique-se de que esse texto seja significativo e descreva com precisão o conteúdo. 

Essas pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Este ano, vamos lembrar o lado humano da acessibilidade digital no ambiente de trabalho. Juntos(as), podemos construir um mundo digital mais acessível e inclusivo para todas as pessoas.

Você pode explorar mais dicas sobre como promover acessibilidade digital e inclusão todos os dias em nosso artigo Making the world of work more accessible

Na PwC, acreditamos que a inclusão de todos os talentos e de suas habilidades é essencial para criar um ambiente de trabalho próspero, inovador e inclusivo. Por meio da Global Disability Inclusion Strategy, estamos construindo uma cultura na qual cada indivíduo — com deficiência — tenha o apoio e a oportunidade de prosperar. Assim, você pode crescer aqui e ir além. Saiba mais sobre esta estratégia aqui.

 

Fontes

[1] https://www.colourblindawareness.org/colour-blindness/

[2] https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/deafness-and-hearing-loss

[3] https://www.weforum.org/stories/2022/10/explainer-neurodivergence-mental-health/

[4] https://www.iapb.org/learn/vision-atlas/magnitude-and-projections/global/

Contatos

Leandro Camilo

Leandro Camilo

Sócio e líder de Inclusão e Diversidade, PwC Brasil

Tuneet Randhawa

Tuneet Randhawa

Global HC Inclusion, PwC United Kingdom

Siga a PwC Brasil nas redes sociais