Skip to content Skip to footer
Search
br

Loading Results

IFRS 17 – Pesquisa de Prontidão do Mercado Segurador

Informações sobre o processo de implementação da nova norma no Brasil

A norma IFRS 17 – Contratos de Seguros que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2023 traz impactos na metodologia de modelagem, nos sistemas contábeis e atuariais, no desenho organizacional e na medição de desempenho dos negócios e da estratégia. Com base em uma pesquisa envolvendo 45 empresas – o correspondente a 90% do mercado segurador nacional – traçamos um panorama sobre o processo de implementação da norma no Brasil, analisando as abordagens adotadas, o posicionamento das empresas na curva de prontidão, o investimento estimado, os desafios a serem vencidos, a escolha das plataformas tecnológicas, entre outros aspectos. O estudo visa apoiar as empresas seguradoras em seus programas de IFRS 17.

 

Posicionamento na curva de prontidão

Mais da metade das empresas já está na fase de implementação do projeto (55%) ou consolidando processos (5%). O restante encontra-se na fase de análise de impactos (32%) ou na de desenho e planejamento (9%).

Duração estimada da implementação

Fonte: PwC | IFRS 17 - Pesquisa de Prontidão do Mercado Segurador

Abordagem das plataformas tecnológicas

8 em cada 10 seguradoras pretendem adquirir um novo motor de cálculo da IFRS 17. As demais optaram pelo desenvolvimento interno.

90% das seguradoras pretendem aumentar a capacidade do repositório central de dados ou desenvolvê-lo internamente.

O mercado se divide entre adquirir uma nova plataforma atuarial para modelagem de fluxos de caixa ou aumentar a capacidade da atual. Poucas empresas optam por desenvolvimento interno com base em plataformas utilizadas para outros fins.

6 em cada 10 seguradoras aumentarão a capacidade do General Ledger atual e as demais pretendem adquirir um novo.

Função que lidera o programa de IFRS 17

Em pouco mais da metade dos programas de implementação das empresas respondentes, há liderança conjunta dos departamentos atuarial e contábil.

Fonte: PwC | IFRS 17 - Pesquisa de Prontidão do Mercado Segurador

Contatos

Luis Ruivo

Luis Ruivo

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Carlos  Matta

Carlos Matta

Sócio de Seguros, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos