Universo blockchain: guia e estudo sobre o uso da tecnologia no Brasil

Ao reduzir riscos e fortalecer a confiança entre os diversos atores corporativos, o blockchain está redefinindo a maneira como os negócios são concebidos e executados. Porém, apesar de seu potencial transformador, essa tecnologia enfrenta grandes desafios, como escalabilidade e regulamentações.

Este relatório traça um cenário abrangente que busca simplificar a complexidade do universo do blockchain e entender sua aplicação no mundo corporativo. O estudo foi realizado pela PwC em parceria com o Movimento Inovação Digital (MID) – que reúne empresas inovadoras comprometidas com a transformação digital no Brasil e no mundo. Para sua elaboração, foi feita uma pesquisa on-line com 48 empresas brasileiras de diferentes setores e porte variados, durante os meses de setembro e outubro de 2023. 

No relatório, abordamos o cenário do blockchain no Brasil e no mundo; a moeda digital brasileira – o Drex; os caminhos para encontrar uma regulamentação efetiva; as novas leis e a percepção do mercado; aspectos de governança, compliance e abordagem de riscos; o mercado brasileiro e casos de soluções inspiradoras; e as tendências do setor.

O estudo mostra que há um conjunto amplo de oportunidades para serem exploradas por meio das aplicações blockchain e suas tecnologias derivadas. As empresas que já iniciaram pesquisas, testes ou aplicações com tecnologias blockchain já começaram a expandir suas capacidades internas para lidar com as mudanças necessárias. Essa maior prontidão poderá ser um divisor de águas quando o mercado se expandir de forma exponencial. As empresas que permanecerem inertes estão em risco.

 

Qual o seu nível de conhecimento sobre blockchain?

Qual o seu nível de conhecimento sobre blockchain?

Algumas conclusões

  • As empresas ouvidas na pesquisa indicaram grandes expectativas em relação à possibilidade de disrupção em seus setores devido às transformações tecnológicas. Elas também apontaram, porém, reduzido entendimento sobre como explorar essas oportunidades.
  • As organizações que desejam abraçar as tecnologias disruptivas devem buscar conhecimento analisando casos de sucesso, ter acesso a informações relevantes e investir na segurança das operações. É essencial também que estejam cientes dos desafios e das oportunidades que essas inovações oferecem para se manterem competitivas no mercado em constante transformação.
  • Em relação à regulação, é possível observar no Brasil um rápido fortalecimento dos aspectos regulatórios para exploração das tecnologias blockchain. Os casos de estudos apresentados reforçam que o mercado já está mobilizado nessa direção. Apesar disso, é importante ter consciência dos riscos e garantir que os fundamentos de governança, compliance e gestão de riscos corporativos estão calibrados para atender aos desafios emergentes.
  • Grande parte das empresas está aguardando a evolução regulatória e uma maior maturidade de mercado para ampliar seus investimentos em blockchain e ativos digitais. Isso pode ser um grande erro estratégico. Para lidar com a profundidade e complexidade do tema, é necessário um longo tempo de aprendizado e amadurecimento organizacional. 

“A estratégia de ‘esperar para ver’ vai custar muito caro para as empresas que ainda não se mobilizaram para explorar tecnologias blockchain. Como toda evolução transformacional, a velocidade de mudança é exponencial e, se a empresa não capturar a mudança desde o começo, pode ser tarde demais.”

Willer MarcondesSócio e líder de Estratégia para Serviços Financeiros da PwC

Sete passos para explorar as tecnologias blockchain com sucesso

Confirme sua ambição para essas soluções

Escreva sua “estrela guia” e visão de longo prazo para essas tecnologias. Torne a ambição conhecida nos diferentes níveis da organização.

Reserve os recursos adequados para a execução

Separe recursos na medida adequada para a jornada, sejam pessoas dedicadas ou investimentos pré-aprovados e guardados para essa finalidade. Muitas organizações falham por designar recursos limitados, especialmente humanos e organizacionais, para desenvolvimento de novas tecnologias.

Avalie estratégias de crescimento aceleradas por parcerias

Cada vez mais é fundamental ter parceiros estratégicos nas diferentes aplicações de blockchain para que os resultados realmente sejam alcançados. Para tanto, é importante ter um modelo adequado de parcerias, que pode ser muito diferente das já estabelecidas em outras soluções tecnológicas.

Mapeie e previna riscos externos e internos

A forma de compreender e mitigar os riscos organizacionais não mudará, mas é preciso incorporar novos elementos no framework de avaliação, assim como compreender aspectos complementares de governança e compliance.

Crie cadência por meio de objetivos mensuráveis

Para que a jornada seja rápida, é importante medir mesmo os pequenos ganhos. Objetivos mensuráveis podem incluir não só métricas quantitativas, mas também devem prever objetivos qualitativos, como o lançamento de um piloto, um produto mínimo (MVP) ou a celebração de uma nova parceira.

Crie um ambiente de inovação propício para as soluções

A perda de foco pode ser um inimigo crítico na jornada de desenvolvimento de tecnologias blockchain. Um ambiente propício à inovação prevê recursos integralmente dedicados, ambientes de tecnologia com flexibilidade e responsividade corporativa às demandas, além de metodologias de desenvolvimento que facilitem a geração de ideias.

Reveja, ajuste e corrija, mas não desista

É provável que a materialização dos resultados demande longo tempo – talvez até anos. Mas, ao longo da construção, o nível de maturidade será bastante incrementado. Isso, por si só, já é uma grande conquista. É fundamental persistir na solução, mantendo o time focado e motivado, corrigindo a rota quando necessário e celebrando mesmo as pequenas vitórias.

Contatos

Willer Marcondes

Willer Marcondes

Sócio Strategy& Brasil e líder de estratégia para Serviços Financeiros, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga-nos