Pesquisa Global com Investidores 2024

Pesquisa Global com Investidores 2024
  • Maio 07, 2025

Investidores avaliam como as empresas inovam, financiam a transição climática e usam a IA para gerar valor sustentável e consolidar confiança.

A quarta edição da Pesquisa Global com Investidores da PwC revela que os investidores estão otimistas com o crescimento econômico em 2025, mas atentos a riscos como instabilidade macroeconômica, cibersegurança e mudanças climáticas.

Com base nas respostas de 345 investidores de 24 países, o estudo destaca como eles esperam que as empresas inovem, se adaptem às pressões climáticas, usem a inteligência artificial com responsabilidade e melhorem a comunicação para gerar valor sustentável e conquistar confiança. 

1. Imperativo da reinvenção

As empresas precisam inovar constantemente para responder a transformações tecnológicas, preferências dos consumidores e novas regulamentações. No Brasil, quase 80% dos investidores apontam a mudança tecnológica como motor de reinvenção dos modelos de negócio.

Além disso, cerca de 80% dos investidores brasileiros acreditam que as empresas devem intensificar investimentos em três frentes: capacitação da força de trabalho, resiliência para crises e implementação de IA em larga escala, prioridades também destacadas globalmente. 

2. Disrupção digital

A IA generativa é vista como uma grande oportunidade. Os investidores esperam aumento da produtividade, receita e lucratividade, mas sem descuidar dos impactos sobre a força de trabalho e os riscos à cibersegurança.

Os investidores também indicam que as empresas devem aumentar moderadamente (38% no Brasil e 42% mundo) ou significativamente (42% no Brasil e 31% no mundo) seus investimentos para viabilizar a implantação da IA em larga escala.

3. Adaptação e transição climática

Cerca de três quartos dos respondentes tanto no Brasil quanto no mundo afirmaram que aumentariam moderada ou significativamente seus investimentos em empresas que implementam ações específicas relacionadas ao clima. Entre essas ações, destacam-se: colaborar com fornecedores e comunidades para desenvolver cadeias de valor sustentáveis, inovar em produtos e serviços que ajudem os clientes a se adaptar ou mitigar os impactos das mudanças climáticas, fortalecer a resiliência contra riscos climáticos físicos e ampliar o uso de energia renovável.

4. Confiança com base na comunicação

Cerca de dois terços dos investidores no Brasil e no mundo confiam que os conselhos de administração tomam decisões estratégicas com foco no longo prazo, alinhadas ao propósito e aos valores da empresa, garantindo uma gestão eficaz durante crises e a proteção dos interesses dos acionistas.

Além disso, quase 90% dos investidores no Brasil e no mundo afirmam que a agilidade de uma empresa para gerenciar crises é um fator determinante em suas decisões de investimento.

“Embora os desafios sejam grandes, a prioridade dos investidores é encontrar saídas à altura da reinvenção dos negócios. No Brasil e no mundo, eles esperam que as organizações sejam capazes de liderar a transformação, mesmo que isso signifique assumir riscos no curto prazo, em meio a um contexto de tensões geopolíticas e comerciais, disrupção digital e mudanças climáticas.”

Lindomar Schmoller,sócio e líder da indústria de Serviços Financeiros

Pesquisa Global com Investidores 2024

Baixe o relatório completo

Download (PDF of 7.49mb)

Contatos

Lindomar Schmoller

Lindomar Schmoller

Sócio e líder da indústria de Serviços Financeiros, PwC Brasil

Mauricio Colombari

Mauricio Colombari

Sócio e líder de ESG, PwC Brasil

Siga a PwC Brasil nas redes sociais