No mercado atual, experiência do consumidor não é apenas um pilar da marca – é a própria marca. Cada momento funciona como um referendo sobre confiança, e os consumidores costumam “votar” com o bolso. Na Pesquisa sobre Experiência do Cliente PwC 2025, mais da metade dos consumidores (52%) afirma que deixou de usar ou comprar de uma marca porque teve uma experiência ruim com seus produtos ou serviços, enquanto quase um terço (29%) parou devido a uma experiência de atendimento ruim, seja on-line ou presencial.
Mesmo assim, muitos executivos parecem operar em uma realidade diferente. Cerca de nove em cada dez afirmam que a fidelidade do consumidor aumentou nos últimos anos, mas apenas quatro em cada dez consumidores dizem o mesmo. Isso não é apenas um problema de percepção: é um ponto cego com impacto direto na receita.
Num contexto em que a confiança é pré-requisito para a fidelidade e os dados podem sustentar uma experiência superior, reduzir esse descompasso demanda mais do que reformular o programa de fidelidade, especialmente em uma economia volátil e diante do avanço acelerado da IA. É preciso antecipar, desenhar e entregar a experiência desejada em tempo real, de forma consistente.
P: Pensando nos consumidores que costumavam comprar ou usar com frequência os produtos ou serviços da sua empresa, eles se tornaram, em geral, mais fiéis ou menos fiéis nos últimos anos? (“Menos fiéis” inclui Um pouco menos fiéis e Muito menos fiéis; “Mais fiéis” inclui Um pouco mais fiéis e Muito mais fiéis.)
Pensando nas marcas das quais você costuma comprar ou usa com frequência, você se tornou, em geral, mais ou menos fiel a elas nos últimos anos? (“Menos fiel” inclui Um pouco menos fiel e Muito menos fiel. “Mais fiel” inclui Um pouco mais fiel e Muito mais fiel.)
Base: Executivos 406, Consumidores 5.511
A PwC entrevistou 5.511 consumidores e 406 executivos nos Estados Unidos entre 21 de maio e 30 de junho de 2025. Os participantes da pesquisa on-line eram adultos com idade a partir dos 18 anos, e os resultados foram ajustados para refletir a composição do censo em idade, gênero, raça, região do país, renda, situação de emprego e estado civil. Os executivos consultados atuam em empresas voltadas ao consumidor com faturamento anual de US$ 100 milhões ou mais. O grupo incluía líderes do C-suite, donos de empresas, gestores seniores e diretores responsáveis, em parte ou totalmente, por decisões relacionadas à experiência do cliente.