DSM adquire Prodap, de tecnologia para pecuária de corte, leite e o segmento de rações

Objetivo é ampliar o intercâmbio de experiências no ecossistema de inovação e conservar a vegetação nativa em propriedades da região

Junho 6, 2022

Por Marina Salles

A DSM, multinacional de saúde e nutrição humana e animal, anunciou hoje que chegou a um acordo para adquirir a Prodap, empresa mineira de tecnologia, que atende os mercados de pecuária de corte, leite e fábricas de ração. Por meio de um portfólio de soluções digitais, a Prodap coleta dados e desenvolve insights em tempo real para gestão pecuária. A empresa tem operações em Mato Grosso e Minas Gerais, 330 colaboradores e atende mais de 5 mil fazendas em todo o Brasil.

Conforme a DSM, a compra está alinhada com o objetivo de entregar ainda mais precisão e personalização aos seus clientes. “A DSM fortalecerá e desenvolverá ainda mais suas soluções digitais para alcançar mais mercados em todo o mundo e um maior número de espécies, permitindo uma tomada de decisão nutricional mais precisa graças à inteligência artificial e outras ferramentas”, diz, em nota.

Tecnologia e sustentabilidade 

A agropecuária de precisão cresce em ritmo acelerado a nível global, impulsionada pela demanda por sustentabilidade, eficiência, rastreabilidade e bem-estar animal em sistemas alimentares sob pressão para fornecer proteína animal a uma população crescente. 

Até então, as soluções de nutrição de precisão da DSM incluíam um sistema de gestão animal integrado que utiliza dados para fornecer uma compreensão mais profunda da saúde, produtividade e bem-estar dos animais (Verax), e um serviço projetado para aumentar a sustentabilidade ambiental da produção de proteína animal (Sustell). A tecnologia da Prodap complementará o portfólio.

Segundo a DSM, a aquisição contribui ainda para o compromisso da companhia com a redução de dois dígitos nas emissões globais dos animais de produção até 2030. Para o Brasil e a América Latina, o acordo simboliza um passo importante para alavancar soluções cada vez mais sustentáveis para o agronegócio. 

“Com a Prodap, vamos expandir nossas fronteiras regionais e atender de forma ainda mais eficiente este mercado que está mais exigente e atento às oportunidades, sobretudo com soluções de alta tecnologia e baixo impacto no meio ambiente”, diz Mauricio Adade, presidente da DSM América Latina. A visão da empresa é que a nutrição de precisão se constitui num caminho importante para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da pecuária, criando valor para uma série de públicos de interesse, incluindo agricultores e a sociedade em geral.

Para Leonardo Sá, CEO da Prodap, a aquisição vai permitir escalar os serviços da empresa mais rapidamente. “Estamos muito satisfeitos por termos encontrado uma empresa como a DSM que compartilha verdadeiramente nosso propósito de transformar a pecuária em todo o mundo e a visão de adotar as novas tecnologias essenciais para alcançar uma agricultura sustentável e eficiente. Estamos ansiosos para acelerar a expansão dessas novas tecnologias na indústria, juntamente com a DSM”, afirma em nota. 

A transação, que está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), deverá ser concluída em 2022.

Soluções da Prodap estão em linha com a agropecuária de precisão, que cresce em ritmo acelerado a nível global na esteira da produção sustentável

Junho 6, 2022

Startups, pesquisadores e produtores rurais juntos para discutir as dores, desafios e soluções de inovação para uma agricultura sustentável no século XXI. Esta é a proposta do Programa Soja Sustentável do Cerrado (PSSC), que chega ao quarto ciclo agregando mais um diferencial à iniciativa. Agora, as startups que integram o portfólio poderão estabelecer conexão direta com dez proprietários rurais selecionados para o Programa For Farmers. Além de ter acesso às tradicionais mentorias, conexões com executivos, troca de experiências com empreendedores, aulas temáticas e apoio técnico-científico de um time de pesquisadores do Fellowship Cerrado

A proposta é ampliar o intercâmbio de experiência entre múltiplos atores e construir propostas com potencial de mitigação de alguns dos maiores desafios da agenda de sustentabilidade da contemporaneidade, como o desmatamento e as mudanças climáticas. Resultado da parceria entre o hub de inovação AgTech Garage com o Land Innovation Fund, e apoio estratégico da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), o PSSC conta ainda com R$3,4 milhões do Startup Finance Facility para apoiar as startups. 

PSSC + For Farmers

A integração do For Farmers à cartela de serviços oferecida pelo Programa Soja Sustentável do Cerrado acompanha a necessidade de construir um ecossistema de inovação completo, pronto para pensar os desafios do agronegócio e potencializar o alcance das soluções no campo. 

“Queremos criar um ambiente de diálogo e intercâmbio permanente entre empreendedores, pesquisadores e produtores. Entendemos que assim damos condições para desenvolver, testar e entregar soluções científicas, tecnológicas e de negócios para alcançar uma cadeia produtiva da soja sustentável e livre de desmatamento”, afirma o diretor do Land Innovation Fund, Carlos E. Quintela”. 

Os produtores selecionados para o For Farmers participarão do Programa Soja Sustentável do Cerrado como potenciais early adopters (pioneiros na adoção de soluções em desenvolvimento e teste), mentores e avaliadores das propostas, dando feedbacks para compor a solução. Centrado no produtor, o For Farmers facilita a adoção de novas tecnologias no campo e gera oportunidades tanto de cooperação quanto de negócios entre produtores e startups de tecnologia. 

“O AgTech Garage criou o Programa For Farmers para escutar os desafios dos produtores e conectá-los com as melhores startups do agronegócio, em uma relação de aprendizado e colaboração onde todos saem ganhando. Do produtor, que tem acesso a tecnologias de ponta selecionadas com a expertise do hub, às startups, que ampliam as chances de testar e implementar suas soluções no campo”, explica o co-founder e CEO do AgTech Garage, José Tomé. “A interseção inédita do For Farmers com o Fellowship Cerrado, somado ao aporte financeiro do Startup Finance Facility, coloca o Programa Soja Sustentável do Cerrado na fronteira da inovação junto ao ecossistema empreendedor”, completa. 

A proposta de valor do PSSC

As startups selecionadas para o Programa Soja Sustentável do Cerrado participam de uma Jornada de Experiência única, com acesso a mentorias estratégicas e técnicas, conexões com executivos da comunidade do AgTech Garage, participação em eventos e workshops e acompanhamento de um time de especialistas composto por integrantes de empresas parceiras com foco no desenvolvimento e escala de soluções que possam contribuir com os objetivos do Land Innovation Fund em fomentar a sustentabilidade na cadeia de suprimento da soja. Os selecionados para o PSSC participam também de aulas masters e apoio técnico-científico de um time de pesquisadores selecionados para o Programa Fellowship Cerrado. 

Ao final do ciclo, mediante análise de um conselho consultivo, as startups que se destacarem poderão receber apoio financeiro do Startup Finance Facility para o desenvolvimento de soluções. 

Com recursos do Land Innovation Fund e expertise do AgTech Garage, a iniciativa inédita de gestão e fomento a soluções de inovação dispõe de R$ 3,4 milhões para o desenvolvimento das soluções. 

Nos primeiros três ciclos, o PSSC selecionou quinze startups. São elas: Adapta, Agrorobótica, AgTrace, Brain Agriculture, BrCarbon, Busca Terra, Connect Farm, Forestmatic, Green Bug, Maneje Bem, Plantem, Safe Trace, SciCrop, Quiron Digital e Um grau e meio. O 4º ciclo do PSSC recebe inscrições até o dia 15 de julho.

Inscreva-se no 4° ciclo do PSSC

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Siga-nos