As oito essenciais

Seu guia sobre as tecnologias emergentes que estão revolucionando os negócios

Transcenda seus limites com as novas tecnologias

Inteligência artificial. Internet das Coisas (IoT). Realidade virtual. A tecnologia evolui a uma velocidade vertiginosa e define o futuro – para sua empresa, seus concorrentes e seu setor. Os líderes empresariais entendem isso: 69% dos CEOs em nossa pesquisa anual estão preocupados com a velocidade da mudança tecnológica e se esforçando para acompanhar seu ritmo. Apenas 20% disseram ter feito progresso significativo para entender mais sobre tecnologia e suas possíveis implicações potenciais para os negócios.

Com o sucesso futuro dependendo tanto das novas tecnologias, como é possível avançar?

Oito tecnologias essenciais

Convergência das oito essenciais

A convergência dessas oito tecnologias está desencadeando a próxima onda de inovação e gerando novas soluções de negócios que são maiores do que a soma de suas partes. A convergência de tecnologias emergentes multiplicará nossa capacidade de trabalhar melhor, com mais inteligência e de forma mais fácil com o uso da tecnologia.

Duração: 00:01:59

Com o sucesso futuro dependendo tanto das novas tecnologias, como é possível avançar?

Para ajudar as empresas a começar sua jornada, analisamos o impacto nos negócios e a viabilidade comercial de mais de 250 novas tecnologias e chegamos às “oito essenciais”. São as tecnologias principais, as que mais importam para os negócios em todos os setores nos próximos três a cinco anos. As oito essenciais são as tecnologias que devem ser considerados pelas organizações desde já. Embora a estratégia de cada empresa sobre como melhor explorar e combinar essas tecnologias varie, é certo que elas terão um profundo impacto global nos negócios, empregados e clientes.

As oito tecnologias essenciais que mais importam para os negócios hoje


As oito tecnologias essenciais que mais importam para os negócios hoje

Explore as oito tecnologias essenciais

Blockchain

Um blockchain é um banco de dados digital distribuído ou, de modo mais genérico, um livro razão digital que usa algoritmos de software para registrar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato. O registro de eventos é compartilhado entre várias partes e as informações, uma vez inseridas, não podem ser alteradas. O blockchain tem potencial para inaugurar uma era de comércio digital autônomo. Saiba mais sobre a situação atual do blockchain hoje.

Quanto as empresas já avançaram no blockchain?

Drones

Dependendo do modelo, os drones variam muito de capacidade. Alguns drones precisam de grandes áreas para decolar, enquanto os quadricópteros podem utilizar uma coluna de espaço. Alguns drones operam na água; outros podem operar e navegar de forma semiautônoma (por controle remoto) ou totalmente autônoma (por meio de computadores de bordo). As empresas estão usando drones para vários propósitos, como vigilância, pesquisa, esporte, cinematografia e entregas. Saiba mais sobre as mais recentes aplicações do drone nos negócios.

5% das empresas estão fazendo investimentos significativos em drones hoje

Impressão 3D

A impressão 3D cria objetos tridimensionais com base em modelos digitais superpondo ou “imprimindo” camadas sucessivas de materiais. A impressão 3D utiliza “tintas” inovadoras, como plástico, metal e, mais recentemente, vidro e madeira. Ela tem o potencial de transformar grandes empresas, pequenos negócios e salas de estar em fábricas. Saiba mais sobre o estado da tecnologia de impressão 3D e os avanços que estão impulsionando as inovações.

Principais indústrias que investirão em impressão 3D nos próximos três anos

Inteligência artificial

Algoritmos de software estão automatizando complexas tarefas de decisão para reproduzir processos de pensamento e sentidos humanos. A inteligência artificial (IA) não é uma tecnologia monolítica. Um subconjunto da IA, o aprendizado de máquina, concentra-se no desenvolvimento de programas de computador que podem aprender a aprender, compreender, raciocinar, planejar e agir quando bombardeados com dados. O aprendizado de máquina traz um enorme potencial para a criação de produtos e serviços relevantes. Entre os exemplos estão hospitais que usam uma biblioteca de imagens digitalizadas para detectar e diagnosticar o câncer de forma rápida e precisa; companhias de seguros que reconhecem e avaliam de forma digital e automática danos causados a veículos; e empresas de segurança que substituem senhas digitadas de modo errado por reconhecimento de voz. Saiba mais sobre os insights de IA que moldam a estratégia de negócios.

China e América do Norte verão os maiores ganhos em IA até 2030

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma rede de objetos físicos – dispositivos, veículos, eletrodomésticos – incorporados com sensores, software, conectividade de rede e capacidade de computação que permite coletar e trocar dados, além de agir com base neles, geralmente sem intervenção humana. A Internet das Coisas Industrial (IIoT) refere-se a seu uso no setor industrial, também conhecido como Indústria 4.0. Tanto a IoT como a IIoT integram a Quarta Revolução Industrial. Saiba mais sobre o estado da IoT hoje e como ela está sendo usada nos principais setores.

73% das empresas estão fazendo investimentos em IoT hoje

Realidade aumentada

A realidade aumentada (RA) é uma “sobreposição” visual ou de áudio no mundo físico que usa informações digitais contextualizadas para ampliar a visão do usuário sobre o mundo real. Os óculos inteligentes habilitados para RA ajudam empregados de depósitos a executar pedidos com precisão, fabricantes de aviões a montar as aeronaves e os eletricistas a fazer reparos. O poder de levar informações ao ponto de ação de maneira transparente e imperceptível é inegável. Essa combinação dos mundos físico e virtual está abrindo um novo campo para todas as empresas explorarem. Saiba mais sobre o potencial da realidade aumentada para os negócios.

24% das empresas farão investimentos significativos em RA em três anos

Realidade virtual

A realidade virtual (RV) elimina as limitações logísticas. Em uma simulação gerada por computador de uma imagem tridimensional ou de um ambiente, os usuários podem recorrer a equipamento especial para interagir com a simulação de maneira realista. As indústrias de jogos e entretenimento são prova evidente do valor da RV, uma tecnologia que tem potencial para transformar muitas outras indústrias, especialmente no campo do treinamento vivencial, em que os trabalhadores podem ser colocados em situações perigosas, difíceis ou de custo proibitivo sem os riscos associados a essas atividades no mundo físico. Saiba mais sobre o potencial econômico da RV para os negócios.

7% das empresas estão fazendo investimentos significativos em RV hoje; 15% farão em três anos.

Robótica

Os robôs são máquinas com capacidade avançada de detecção, controle e inteligência, usada para automatizar, ampliar ou apoiar as atividades humanas. O mercado de robôs está pronto para crescer em uma ampla gama de aplicações de serviços. Essas aplicações estão transformando as operações industriais e não industriais com novos recursos que abordam os desafios de trabalhar em ambientes mutáveis, incertos e não controlados, como trabalhar com humanos sem representar um perigo para eles. Saiba mais sobre robôs de última geração.

31% das empresas farão investimentos significativos em robótica em três anos;

O que vem por aí? A convergência das oito essenciais

A tendência mais importante que afeta as oito tecnologias essenciais é a convergência delas para produzir soluções de negócios poderosas que são maiores do que a soma de suas partes. A próxima onda de inovação tecnológica promete multiplicar nossa capacidade de trabalhar melhor, de forma mais inteligente e mais integrada, com a ajuda da tecnologia. Estes são os seis temas de convergência que moldam nosso mundo:

Automatização da confiança

Tecnologias: IA, Blockchain, IoT

Para automatizar a confiança, algumas das oito tecnologias essenciais – como blockchain, IoT e IA – trabalham juntas para garantir a autenticidade dos dados, verificar identidades e permitir transações seguras entre várias partes. Por exemplo, sensores IoT podem rastrear um palete de alimentos da fazenda ao armazém e à loja, verificando toda a cadeia de abastecimento. Assim, é possível autenticar onde uma remessa está ao longo da rota e as condições durante cada trecho da viagem. Por exemplo, é possível avaliar se o contêiner de remessa está muito quente, muito frio ou muito úmido. Essas informações são registradas em um blockchain seguro e imutável. Juntos, a IoT e o blockchain criam uma cadeia de suprimentos imutável, garantindo que os compradores recebam um produto autêntico que não foi danificado no transporte. Essas tecnologias também podem verificar se um produto que contém materiais perigosos foi descartado de maneira correta e segura.

Interfaces imersivas

Tecnologias: IA, RA, IoT, Robótica, RV

As interfaces imersivas permitem comunicações mais naturais e sem atrito entre humanos, computadores e ambientes digitais. Elas utilizam atributos humanos, como toque e emoção, para aproximar os usuários do mundo digital, humanizando as interações com a tecnologia. Capaz de coletar e processar grandes quantidades de dados localmente com IA integrada, essas interfaces podem sentir e reagir a emoções, movimentos do corpo, ondas cerebrais e comportamentos, além de fazer uso de interfaces tradicionais, como voz e texto. Ao emparelhar essas informações com dados contextuais sobre usuários e situações, as interfaces imersivas serão capazes de oferecer insights e aumentar os fluxos de trabalho, permitindo que os usuários interajam intuitivamente com o mundo físico-digital..

 

Realidade estendida

Tecnologias: IA, RA, IoT, RV

A realidade aumentada (RA), a realidade virtual (RV) e a realidade mista (RM) são um continuum de tecnologias de realidade estendida (XR). RA e RM são mais usadas como tecnologias auxiliares de trabalho e para treinamento, enquanto RV simula ambientes para os usuários praticarem habilidades sociais e habilidades técnicas profissionais. A XR, que geralmente usa IA em seus aplicativos e é experimentada por meio de headsets de IoT ou dispositivos móveis, permite que os empregados treinem até tarefas arriscadas de maneira segura e realista. Os exemplos incluem o treinamento de pilotos de aviões; educação de trabalhadores de plataformas petrolíferas sobre procedimentos de segurança complicados; ensinar avaliadores de seguros a identificar danos causados por água, fumaça e incêndio; e capacitar médicos para realizar cirurgias.

 

Autonomia no trabalho

Tecnologias: IA, RA, Blockchain, Drones, IoT, RV

A autonomia no trabalho vai liberar o imenso valor criado quando a automação, a robótica e os sistemas inteligentes operam em conjunto. Ainda não é possível avistar no horizonte uma sociedade totalmente autônoma, mas várias indústrias estão desenvolvendo, integrando e até mesmo adaptando sistemas autônomos à cadeia de valor. Os sistemas de automação inteligentes e as máquinas habilitadas para IA estão automatizando tudo, desde o processamento de dados de backend até o compartilhamento de viagens. Os sistemas autônomos reúnem grandes quantidades de dados antes inacessíveis. Esses dados são obtidos por meio de sensores de IoT, históricos de transações, dados de máquina, dados lançados por humanos e muitas outras fontes para análise e feedback, resultando em melhor manutenção preditiva e inteligência.

Reflexo digital

Tecnologias: IA, RA, Blockchain, Drones, IoT, RV

A capacidade de digitalizar o mundo ao nosso redor aumentou dramaticamente nos últimos anos, graças aos avanços em IoT, modelagem de simulações e ferramentas analíticas. O reflexo digital é uma representação virtual de interações e processos físicos complexos e interdependentes. Esse mundo digital pode evoluir sem intervenção humana para nos ajudar a descobrir novos insights e testar cenários. No horizonte, estão mundos digitais que são réplicas virtuais de entes físicos – produtos, processos e até sociedades humanas – que podem ser experimentados ou mesmo vivenciados em simulações, a fim de possibilitar uma compreensão mais profunda de seu ambiente e ciclo de vida. Quando se constrói uma réplica virtual de um objeto físico, é possível testar as ações em cenários em tempo real para prever um resultado imediato ou fundamentar as decisões de negócios. Por exemplo, as empresas poderiam usar essa tecnologia para desenvolver um automóvel, uma fábrica ou mesmo uma cidade virtual.

Redes hiperconectadas

Tecnologias: IA, Blockchain, Drones, IoT

Novas tecnologias estão impulsionando a conectividade, com um processamento mais rápido do que nunca, e permitindo interações contínuas entre humanos e sistemas autônomos. Bilhões de endpoints conectados à IoT, combinados com nuvem, 5G e redes mesh criarão redes estáveis, de alta velocidade e baixa latência, que servirão como backbones de infraestrutura em larga escala, tornando a conectividade onipresente. A comunicação entre dispositivos por IoT localizada produzirá insights e respostas baseadas em IA, quando e onde for necessário, sem envolver a nuvem. Quando o tempo de processamento não é crítico (e, portanto, a execução não precisa ser local), os dados são enviados para a rede por meio de 5G, satélites, LPWAN e outros padrões de comunicação emergentes. A computação localizada e eficiente combinada com inteligência viabilizará oportunidades de negócios consideradas há muitos anos.

Contatos

Carlos Coutinho

Carlos Coutinho

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Carlos Pedral

Carlos Pedral

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Catarina  Costa

Catarina Costa

Sócia, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Christian  Gamboa

Christian Gamboa

Sócio e líder do setor de Private Equity, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Dirceu Ferreira

Dirceu Ferreira

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Fábio  Cajazeira

Fábio Cajazeira

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Geovani  Fagunde

Geovani Fagunde

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Gérson Charchat

Gérson Charchat

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Hercules  Maimone

Hercules Maimone

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Leandro Ardito

Leandro Ardito

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Leonardo  Lopes

Leonardo Lopes

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 98690-9365

Marcela  Carvalho

Marcela Carvalho

Sócia, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Marcelo Cioffi

Marcelo Cioffi

Sócio e líder de Mercados e Clientes, PwC Brasil

Tel: +55 11 98426 0619

Washington Cavalcanti

Washington Cavalcanti

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais