Julho 23, 2022
Por Marina Salles
Idealizado pela John Deere — líder mundial no fornecimento de equipamentos e soluções tecnológicas para agricultura, construção e silvicultura — o reality show “Safra de Inovações - O desafio das startups do agro” já está com seus quatro episódios disponíveis no YouTube da John Deere Brasil, e você pode assistir a todos eles clicando abaixo. [Post sem spoilers!]
Com o auxílio do AgTech Garage, mais de 100 startups foram avaliadas para participação no reality, que teve 15 finalistas antes de selecionar as 9 empresas participantes. Dentre elas, apenas uma saiu vencedora de cada desafio e chegou à etapa final do 4° episódio.
Para definir as melhores soluções de cada desafio proposto, o Safra de Inovações teve a participação de três especialistas: Francisco Jardim, da SP Ventures; Teka Vendramini, da Sociedade Rural Brasileira; e Mariana Caetano, ex-KPTL. O grupo de produtores/avaliadores foi formado por Pedro Gabarra, Jader Pereira e Guilherme Almeida. A apresentação do programa é do humorista e influenciador digital Marcus Cirillo.
Neste episódio, participam as startups: VOA (Nei Brasil), ModClima (Maju Imai) e Gênica (Gerson Marquesi).
VOA - Por meio de uma plataforma de serviços, a VOA está conectando agricultores, empresas fornecedoras de insumos e pilotos de drones agrícolas para escalar sua solução de aplicação inteligente e otimizada de produtos químicos e biológicos na lavoura. Em relação a uma aplicação manual, segundo Nei Brasil, a tecnologia da VOA proporciona uma aplicação 30x mais rápida, com redução de 26x no uso de água e de 33% no uso de fertilizantes e defensivos.
Modclima - Trabalha o conceito de construir a segurança hídrica e, para isso, desenvolveu uma tecnologia de “fazer chover” — dado que o clima é fator chave para garantia da produtividade no agronegócio. Usando bicos pulverizadores instalados nas asas de aviões, a Modclima semeia com água potável nuvens com alto potencial de se transformarem em chuva. No agro, tem 25 projetos executados junto a grandes grupos no Brasil, entregando eficiência de 70%. Ou seja, a cada 10 nuvens semeadas, desencadeia 7 chuvas, explica Maju Imai
Gênica - Desenvolve inovações biotecnológicas para o agronegócio com a finalidade de fomentar sistemas produtivos e sustentáveis. Uma das linhas de produtos da empresa é o sistema Regenera, para reconstrução do equilíbrio do microbioma do solo, conta Gerson Marquesi. Para aderir ao Regenera, o agricultor passa por quatro etapas: (1) diagnóstico do sistema produtivo (via análises dos microorganismos do solo); (2) definição de ferramentas utilizadas (como culturas de cobertura e linhas de bioinsumos); (3) capacitação do produtor e equipe; (4) construção de um plano de trabalho de três anos. Ao longo do período de incorporação de novos manejos, a startup acompanha a incidência de pragas e doenças na lavoura, evolução da produtividade e melhoria da qualidade biológica do solo.
Neste episódio, participam as startups: Já Entendi Agro (Gladys Mariotto), TBDC (Paulo Castro) e Lucro Rural (Ângelo Ozelame).
TBDC - Plataforma de gestão agronômica do agro que entrega informações na palma da mão para produtores, consultorias e empresas. Paulo Castro conta que é tão fácil mexer na plataforma quanto navegar por uma rede social.
Já Entendi Agro - Startup de capacitação profissional para a base da pirâmide com uma metodologia para auxiliar no aprendizado de pessoas com baixa escolaridade. Gladys Mariotto afirma que a Já Entendi já ganhou mais de 30 prêmios de inovação, tecnologia e educação.
Lucro Rural - Solução que analisa a geração de lucro na propriedade a partir dos fatores: produtividade, custo e preço de venda. Para aumentar o resultado líquido das fazendas, o time coordenado por Ângelo Ozelame foca, depois, nos pilares comercial, financeiro e tributário.
Neste episódio, participam as startups: Trucker do Agro (Durval Carneiro), Agrare (Alex Becker) e Fretefy (Adriano Guardiano).
Trucker do Agro - startup com foco na logística do agronegócio brasileiro que oferece serviço de cotação e contratação de fretes, além do acompanhamento da documentação. O objetivo, segundo Durval Carneiro, é otimizar o tempo do embarcador acessando diversas transportadoras, automatizar processos e reduzir custos com o transporte.
Agrare - plataforma de gestão de propriedades rurais que integra diversas atividades dentro da fazenda, como a produção agrícola e pecuária. Alex Becker conta que a startup preza, em primeiro lugar, pela eficiência e facilidade de acesso à tecnologia visando empoderar o produtor rural.
Fretefy - solução desenhada para aumentar a qualidade de vida do produtor e melhorar a gestão do seu tempo. Segundo Adriano Guardiano, a plataforma conecta o produtor ao transportador e ao próprio motorista do caminhão a fim de facilitar a contratação de fretes.
No episódio final, disponível abaixo, as três vencedoras de cada categoria disputam o prêmio do programa: uma imersão no Centro de Tecnologia e Inovação da John Deere em Urbandale, no Estado americano do Iowa, que compõe o Corn Belt dos Estados Unidos, uma região agrícola farta, com clima favorável e especializada na produção de milho.
O reality show “Safra de Inovações - O desafio das startups do agro”, que você assiste aqui pelo YouTube da John Deere Brasil, também foi transmitido pela CNN Brasil e Band SAT.